Aprendendo com o deserto
Oseias; 2:14
Introdução
Com a liberdade nas mãos os hebreus seguiram Moises em direção a Canaã. O caminho não era longo pela faixa de Gaza. Ex. 13:17-18. Em condições normais a rota do mediterrâneo podia ser percorrida entre 8 e 10 dias ou em até 15 dias. Israel era escravo. Gente indisciplinada na arte da guerra. Não estavam preparados para enfrentar um inimigo como os filisteus. (êxodo: 13:17)
Aplicação: Entendemos com isso, que Deus queria dar-lhes o seu estatuto, orientações para caminhada e uma nova identidade, de escravos no Egito para serem uma nação povo escolhido. Porque o homem sempre quer o caminho mais curto (Esaú vendeu o seu direito de primogenitura por um cozinhado). O caminho de Deus caracteriza-se na disposição de esperar, confiar em Deus e de ser paciente. Devemos aprender que não há sucesso sem sacrifício e nenhuma recompensa sem trabalho. É preciso que haja obediência antes que as bênçãos sejam concedidas.
O caminho mais longo, Deus estava preparando Israel para o deserto, pois ali não veria nenhum meio visível de sustento. Foi para que Israel primeiramente conhecesse a Deus. Deserto: um lugar de solidão, lugares estéreis; em que o povo esteve totalmente dependente dos recursos divinos. Do Deus que envio Moises a falar-lhes em Ex.3:14 “EU SOU O QUE SOU.” Manifestando seu poder através de sinais em benefícios deles fazendo-os atravessar o Mar Vermelho em segurança. Para que eles pudessem tornar-se humildes, sendo experimentados e provados (Dt 8.2-3) e para que a dependência de Deus pudesse ser plena. Homens que foram levados pelo deserto, pelo caminho mais longo. Jose, de dentro de um poço ao palácio de Faraó. Daniel de Jerusalém à Babilônia. Mas a presença de Deus nunca apartou deles.
O aparecimento da coluna de nuvem e de fogo colocava-se a sua frente e por cima. E hoje temos Jesus o Cristo conosco, sendo a nuvem durante o calor desta vida, as aflições as lutas e batalhas, ele e o refrigério. Durante a noite, momentos que a escuridão traz , quando não temos mais direção não sabemos como fazer como agir estamos no limite, Jesus e a luz. “Jo.8:12 "Falou-lhes pois Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida”.
O povo diante do mar mesmo vendo sinais e prodígios de Deus para retirá-los do Egito prostrou sentido derrotado que tudo tinha acabado. Mas a ordem de Deus foi “marchem” Moises tinha que tomar uma atitude “Levanta a tua vara e estende tua mão sobre o mar” tenha fé creia “E o anjo de Deus ia diante do Exercito de Israel” o poder dispensado a favor de Israel. Deus não chamou você para perecer nesta situação que você esta, mesmo que a circunstância diga ao contrario, o nosso Deus e maior do que ela.Porque no momento certo Deus age. Paulo citou em I Cor.15:57 “Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo.”
JESUS E O RECURSO
João 4: 4
INTRODUÇÃO
Certa vez o Senhor Jesus estava indo da Judéia para a Galiléia, e importava passar pelo território de Samaria. Naquele tempo, havia uma rixa antiga entre os judeus e os samaritanos, de modo que eles não se comunicavam e se evitavam. Quando chegou em Sicar, Jesus parou ao lado do poço de Jacó para descansar, enquanto os discípulos foram à cidade comprar comida. Neste momento, aproximou-se uma mulher da cidade, com seu cântaro para apanhar água. Aquela mulher tinha uma vida desregrada, e era rejeitada pela sociedade, razão pela qual deixava para apanhar água numa hora que, segundo sua previsão, não haveria ninguém junto ao poço. Mas naquele dia ela encontrou alguém ali junto ao poço, e aquele com quem se encontrou, pediu-lhe água.
Era necessario passar por Samaria, mesmo sabendo da inimizade entre Judeus e Samaritanos ele esperou os dicipulos se ausentarem. O que nos fala esta palavra, mesmo nos ainda vivendo em nossos delitos e pecados, ele cumpriu a sua missão de ir sozinho a cruz e somente ele poderia com sua morte na cruz, e com este ato nos deu a oportunidade de irmos ao seu encontro, e nos mostrando que não importa o tamanho do erro do homem, ele levou a cedula que era contra nos Gl.2:14.
Naquele dialogo Jesus quebou barreiras que existiam, preconceito racial, religioso e condição social.
Diante desta realidade e desta revelação na sua vida, a mulher samaritana constatou que Jesus era Profeta. Ela descobriu que Jesus era diferente de todos quantos havia conhecido antes. Jesus era especial, era alguém que a respeitava, apesar de sua vida pecaminosa, e que poderia responder a todos os anseios do seu coração e da sua alma, preenchendo todo o seu vazio. Ela sabia no íntimo, que poderia confiar em Jesus, e que poderia ter um relacionamento com ele, que iria transformar sua vida totalmente.
Hoje muitos estão vivendo momentos dificeis com vidas destruidas no casamento saude financeiro sendo humilhados pelo os vicios levando a serem trapos humanos, escondendo até de se mesmo, pessoas como aquela mulher ia ao poço quando não tinha ninguem , andando a margem da sociedade. Mas e neste momentos da vida do homem que Jesus se coloca dizendo para nos “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida” Jo.14:6. Ao encontrarmos esta verdade, ela torna para nos um caminho seguro, sem incertezas mas a condição de vencermos as lutas desta vida porque, Jesus esta conosco.
Jesus é aquele que diz o salmo.113:7 “Que do pó levanta o pequeno, e do monturo ergue o necessitado”,no verso 14 Jesus disse aquela mulher ”porque a água que eu lhe der nunca terá sede”, a alma do homem tem sede de Jesus porque dele vem a vida eterna, então voce que neste momento esta nesta condição com o vazio no coração. Jesus te chama “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei”Mt.11:28, chegarmos a Jesus e o primeiro passo, porque neste ato que fazemos a uma promessa, o alivio vem porque ele prometeu e cumprira na sua vida.
A promessa de Deus para o seu povo
Gênesis 49: 22 – 26
Introdução
Deus tem um objetivo para com todos aqueles que guardam a sua Palavra, e por isso lhes concede experiências para que cresçam no seu conhecimento e na sua graça.
José foi desprezado por seus irmãos e incompreendido por seus pais, no entanto guardou a Palavra do Senhor e ele o colocou numa posição elevada.
José cresceu muito, Jacó chamou de “ramo frutífero”, o ramo por se só não da frutos, ele precisa do sustento do tronco, Jo: 15:1 “EU SOU a videira verdadeira”, O que aprendemos com isso, somos alvo da benção de Deus ramos frágil, mas o sustento vem do Senhor. Não a como termos algo sem a ação de Jesus. Jo. 15:5 “sem mim nada podeis fazer”, Jose recebeu a benção, mas houve um processo na sua vida “Os flecheiros lhe deram amargura”, caluniado desprezado pela própria família.
Levado para o deserto deixado dentro de um poço vendido a comerciantes de escravo, acusado pela mulher de Potifar de acedia-la, levado a prisão. Mas a razão de Jose se manter firme era que “O seu arco porem, susteve-se no forte” foi fortalecido pelo Pastor de Israel, diante destas situações não devemos esmorecer e deixar de acreditar abandonar nossos sonhos, vamos lançar a mão no arco porque o nosso sustento vem do Senhor, que tem uma promessa para nos, o sonho de Deus para nos não será frustrado.
Seus ramos correm sobre os muros, posição elevada a de prisioneiro para Governador no Egito, Jose do fundo de um poço foi para o Governo de uma nação, não importa a situação Deus já programou uma vitoria para você, aonde você esta no poço afundado em lutas tristeza e dor, você esta sendo provado para ser aprovado porque alcançara na sua vida à benção de Deus.
As bênçãos do Senhor nesta ultima hora são para a sua igreja, a dos céus até as extremidades dos montes eternos. Elas estarão sobre a igreja, a qual foi separada dentre os povos da terra.
O clamor move as mãos de Deus
Jr. 33:3
Vimos que apesar do exílio iminente, Jeremias já afirmava que o povo de Deus voltaria do cativeiro, no Cap.33:1, veio a Jeremias a palavra do Senhor estando ele ainda encarcerado no pátio da guarda.
O que isso nos mostra mesmo diante de momentos iminente de derrota, não deixarmos de clamar porque, o nosso Deus não esta com os ouvidos tapados, para que não possa nos ouvir.
O povo Judeu preso no Egito em Ex.3:7-8, O senhor dizia a Moises Que viu atentamente a aflição do povo, e ouvido o clamor por causa dos que impunham a eles sofrimento e dor, e o mais importante Deus disse, eu desci para livrá-lo.
Quando estamos nesta situação, você pode ter a certeza que Deus Viu e ouviu o desceu ao seu favor, momentos de lutas e tristeza para aquele que crê e sinal de vitoria.
Ver. 2 Deus Fala que ele forma, ele cria para dar vida, e o impossível se faz possível, e estabelece , faz vir à assistência aquilo que não existe, para mostrar para nos que ele e grande poderoso e que seu poder muda qualquer que seja a situação adversa nas nossas vidas.
Ver. 3 “Clama a mim, e responder-te-ei”, Deus não rejeita o clamor do necessitado, ele nos deixa entender que ele aguarda o nosso pedido de socorro, porque Deus e o nosso refugio e fortaleza e a nossa confiança esta em Deus.
Quando isso fazemos, a uma promessa de Deus, anunciar-te-ei, a resposta e certa, pois quem prometeu e fiel para cumprir, você não vai ficar no sofrimento, então confia não pare continue a insistir com Deus ,porque através do nome de Jesus alcançamos a nossa vitoria que já esta anunciada pelo todo poderoso.
”Cousas grandes e firmes, que não sabes”, o que Deus tem para nos através do seu filho Jesus não e somente um benção terrena e muito maior do que isso, e vida eterna e morar na Jerusalém celestial, nos não podemos esperar em Deus somente para esta terra, que e passageira.
E” firme”, não passa a promessa e solida, porque esta alicerçada na rocha que Jesus Cristo. Por isso amado temos momentos que dos nossos lábios diante de situações difíceis não temos força nem para clamar, mas temos um auxilio poderoso.
Rm. 8:26 O Espírito Santo com gemidos inexprimível esta intercedendo por nós.
O ESPÍRITO SANTO E A SALVAÇÃO
Ele exerce um papel fundamental na salvação do homem, levando o incrédulo a reconhecer seus pecados e a voltar-se para Deus. Veja como isso ocorre: Arrependimento, At 2: 38 - O arrependimento é um sinal de que a pessoa está passando pelo processo de conversão, resultado do trabalho do Espírito Santo no coração humano. Isso é fundamental porque, morto em seus delitos e pecados, Ef 2: 1-3, o homem não tem condições próprias de voltar-se para Deus. Sua natureza, corrompida pelo pecado, impede-o de aproximar-se do Senhor. O arrependimento é caracterizado por mudança de pensamento e de atitudes, Rm 12: 1-2. O homem abandona o pecado, o antigo “eu" e sua rebeldia contra Deus. Há, portanto, uma mudança de opinião, uma revisão de conceitos, uma tomada de nova posição na vida espiritual que surge da convicção de pecado e do arrependimento.
Testificação da salvação - Depois do processo da conversão, o Espírito Santo passa a habitar o convertido, dando-lhe testificação de sua salvação. Salvação pela fé, Ef 2: 8: A Bíblia ensina que somos salvos pela fé, e não pelas obras, v. 9. Quem poderia nos dar certeza ao ponto de podermos crer e afirmar que somos salvos? O Espírito Santo é quem testifica em nossos corações que somos filhos de Deus, Rm 8: 16.
Salvação e convicção, Gl 4: 6: Uma das armas usadas por Satanás, para impedir que a pessoa tenha convicção de sua salvação depois que ela aceita Jesus é semear a dúvida no coração. Contudo, o Espírito Santo dá certeza e confiança de que fomos redimidos. O Espirito Santo Capacita a pregar o evangelho que transforma. Enquanto o pregador fala, o Espírito Santo age no coração do ouvinte, produzindo fé. Não se pode desvincular o Espírito Santo da pregação. Uma pregação sem a unção do Espírito é vazia e sem sentido.
Ao ouvirem o discurso de Pedro, as pessoas “compungiram-se em seu coração”, At 2: 37. As palavras do apóstolo eram poderosíssimas. Seu sermão tocou os ouvintes e não houve meras reações emocionais, mas sim mudanças reais e permanentes. Cerca de três mil pessoas se converteram, fruto da ação do Espírito Santo.Transformações duradouras na personalidade humana só são produzidas pelo Espírito Santo. Aqueles que são mudados parcialmente, e por um breve período, não foram trabalhados pelo Espírito de Deus. Heb: 10: 37-39
O Espirito Santo proporciona o desenvolvimento integral da vida cristã. O cristão torna-se participante de Cristo, Hb 3: 14 - Essa relação entre o crente e o Senhor Jesus é cultivada pelo Espírito Santo. Cristo é a videira e nós estamos ligados a Ele pelo Espírito, Jo 15: 5. Esse tipo de comunhão é visto entre os cristãos da Igreja Primitiva, At 2: 42. Direção pela Palavra - “... Ele vos guiará em toda a verdade”, Jo 16: 13. Jesus refere-se ao Espírito como “Espírito de Verdade”. Uma de suas tarefas é guiar o crente em toda a verdade. O Espírito Santo possibilita ao crente compreender as Escrituras, recebendo delas direção para sua vida. Ele age como iluminador da Palavra que Ele mesmo inspirou, 2Tm 3: 16.
A lâmpada do templo ainda esta acesa
I SAMUEL 3: 1- 4
INTRODUÇÃO
Samuel servia no templo a palavra do Senhor era de muita valia naquele tempo, pois não havia visão manifesta - Hoje em dia muitos já não estão dando mais ouvido a voz do Senhor, os lideres estão fazendo da própria maneira e a voz de Deus não a lugar mais para eles.
O Sacerdote Eli – já não tinha mais visão de Deus, estava gordo cansado já não caminhava mais, conivente com as coisas que os seus filhos vaziam. Os filhos de Eli - Hofni e Finéias - são aqueles que buscam somente para o seu próprio bem, estão pensando somente em valores esquecem do essencial, que o evangelho pregado na sua seriedade, querem viver somente da gordura das ovelhas são gananciosos..
Samuel era fiel ao Senhor e por isso, ouviu a sua voz, porque hoje as pessoas olham para as Igrejas e acham que e tudo a mesma coisa. Mas ainda a homens e mulheres fieis ao Senhor que estão ouvindo a sua voz, neste sistema mundano por isso Deus ainda esta falando pela boca deles.
A lâmpada do templo ainda não apagou a uma esperança porque a voz do Espírito Santo esta soando aos quatro cantos desta terra dizendo, “Jo. 10:7 “Eu sou a porta das ovelhas” o Espírito Santo nos convida a entrar por ela, ele nos conduz para esta luz que na escuridão deste mundo, muitos estão perdidos sem destino chegando ao limite tirando vidas e ate mesmo a sua própria. As experiências que Samuel teve com o Senhor no decorrer da sua vida comprovam que ele realmente ouvira voz de Deus naquela noite. O Senhor nos da experiência e sinais que comprovam que ele está no nosso meio. O homem que procura ouvir a voz de Deus, tem ainda uma oportunidade pois a lâmpada ainda não se apagou. E esta viva Jo. 8:12 “Eu sou a luz do mundo; que me segue não andara em trevas, mas terá a luz da vida” ”
A BATALHA ESPIRITUAL
Mt: 4:1-9
INTRODUÇÃO
Para entendermos que temos um inimigo, no livro Ez.28:11-19 temos a noção sobre sua criação (Rei de tiro semelhante a satanás). Hoje temos uma batalha a ser travadas com ele, “O inimigo das nossas almas não quer que estejamos conscientes desta batalha. Ele procura convencer a todos que, tudo que acontece é normal e pura casualidade. Seria isto verdade? As coisas absurdas que sucedem a cada instante são normais? Os crimes, as tragédias, as injustiças, as distorções sociais, a destruição desenfreada na família, dos valores morais da ética; será tudo isto casualidade?”
Já no início da Bíblia vemos tal batalha sendo referida em Gn 3.15. Ao pronunciar o juízo contra serpente (o diabo), Deus diz que sempre haveria inimizade entre satanás e os descendentes da mulher. E o descendente da mulher (Jesus) pisaria a cabeça da serpente que morderia o seu calcanhar. O crente precisa ter consciência que existe uma batalha, cuja guerra é travada no coração humano e na sua história.
No confronto entre Jesus e Satanás. Quando no seu ministério terreno Jesus enfrentou oposição de Satanás que o tentou no deserto. A Palavra diz que mesmo Jesus como homem não cedeu às tentações. Veja Mt. 4 “depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites teve fome”, Jesus estava cheiro do Espírito Santo teve necessidades física a fome, o diabo não lhe ofereceu comida, porque ele não tem nada para oferecer para o homem, e engano de quem pensar ao contrario, então ele disse “manda que estas pedras se tornem em pães”, vamos apreender com esta estratégia do diabo, ele pode estar dizendo a você, o que isso você esta passando lutas provações ate mesmo lhe falta o de comer, você e servo de Deus+ que Deus e esse que você segue, se quiserem tenho alternativas para esta situação.
Outro aspecto. O levou ao pináculo do templo, hoje estamos vivendo varias situações destas, pessoas que Deus chama capacita com dons e levado ao Ministério tem posições de destaque, mas estão tentando a Deus se transformados em verdadeiros ditadores, impondo opiniões próprias ao rebanho que nem eles mesmos cumprem, dizem ele me deu e não poderá tirar, falam olha sou muito especial para Deus sou insubstituível. Jesus mesmo sendo o filho e que todo o poder lhe foi dado disse “não tentaras o Senhor teu Deus”.
Outra artimanha do diabo mostrou todos os reinos do mundo e a gloria deles, a ganância ao dinheiro e o poder que ele traz tem levado muitos a se prostrar e adorar e servir ao diabo, mas a Igreja conhece as estratégias do inimigo da nossa alma, e esta atenta a suas artimanhas e Jesus disse “Vai-te Satanás, porque esta escrito: Ao Senhor teu Deus adoraras e só a ele Serviras”.
“O segredo para vencer as tribulações e aflições existentes no mundo é permanecer no Senhor Jesus. Ele diz que nEle há paz. Ele garante paz verdadeira, descanso para a alma e ânimo (João 14.27)”. “Estejam alertas e vigiem. O Diabo, vosso adversário, anda em derredor bramando como leão, buscando a quem possa tragar” (I Pe 5.8).
Para vencer o diabo com todas suas artimanhas, estratégias, ciladas e operações malignas, é preciso estar firma na verdade” E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertara” Jo: 8:32. Aprendemos que e batalha contra o nosso adversário e suas estratégias, não podemos enfrentá-lo porem sozinhos não venceremos. Precisamo-nos de Deus e do seu poder para vencer. (Mat: 16:18) “Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela:”
Jesus no caminho do Gólgota
Lucas 23: 26
INTRODUÇÃO
Simão era cireneu da cidade de Cirene distrito da Libia e vivia em Jerusalém (Atos.2:10). Ele era um estrangeiro, um agricultor que tinha um pequeno campo nas cercanias da capital de Israel. Ele não era um homem religioso e aparentemente não estava envolvido com o que estava acontecendo em Jerusalém, que se preparava para comemorar a Páscoa. Também não era uma pessoa que se preocupava com a agitação política e social daqueles dias.
Mas, certo dia, quando retornava do seu pequeno pedaço de terra para sua casa, perto do meio-dia, Simão se deparou com uma multidão que passava com grande alarido e se aproximou para ver o que estava acontecendo.
Exatamente naquele momento em que Simão passava, o Senhor Jesus estava sendo conduzido pelos soldados romanos e acompanhado por aquela multidão, em direção ao local da sua crucificação. Havia centenas, talvez milhares de judeus acompanhando aquele cortejo, e Jesus não suportava mais continuar caminhando com a cruz nos ombros. Ele havia passado a noite em claro, sendo julgado pelos sacerdotes, depois de ter padecido no Getsêmani, e estava demasiadamente cansado e esgotado fisicamente.
De repente, ao aproximar-se um pouco mais para ver de perto o sofrimento daquele homem desconhecido, Simão foi tomado por um dos soldados e puxado para o meio, sendo constrangido a levar a cruz do Senhor Jesus. Com tantos judeus ao redor naquele momento, justamente Simão, um estrangeiro, foi o “escolhido” (por Deus) para levar a cruz do Salvador até o Gólgota. No local onde Jesus foi crucificado, hoje em dia o homem vive distante de Jesus não conhecem quem ele e que ele fez por nos, estão preocupados com as coisas deste mundo perdidos, não param na correria do dia, e estão sem esperança desanimados até mesmo sem destino. Mas naquele dia ele estava passando na hora certa e no local certo para ver e ouvir o plano de Deus para ele, o soldado o puxou, um ato brusco o qual ele não teve como reagir e colocado diante de Jesus o Salvador.
Mas um dia, inesperadamente, a mão do Senhor nos toma e coloca-nos diante da Pessoa Maravilhosa do Senhor Jesus o Filho de Deus. (II Co.5:14). Neste momento o homem se depara com a realidade do sacrifício do Senhor Jesus, sente o impacto do constrangimento operado pelo Espírito Santo e vê o quanto ele sofreu ao ser levado a cruz por nossas vidas, cumpriu a ordem do Pai “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito” . A partir deste momento diante deste impacto muda a nossa mentalidade somos de uma maneira poderosa apresentado ao Rei dos Reis o que salva ,cura , liberta, e nos faz a promessa de um Reino eterno.
( Jo:14:3). Jesus disse que o lugar para aqueles que tiverem este encontro com ele ja esta preparado, tomar a cruz significa assumir um compromisso, firmar uma aliança com o Senhor, baseada no seu sacrifício em favor de nossas vidas, se identificar com a morte de Jesus e viver para Ele por toda a vida.Jesus disse que haveria mais alegria no céu por um pecador que se arrependesse, do que por noventa e nove justos que não precisam de arrependimento (Lc 15: 7), e o Filho do Homem veio buscar e salvar o que se havia perdido (Lc 19: 10). Se voce está distanciado de Deus, alheio a tudo que diz respeito ao seu Reino e vivendo segundo o seu próprio coração, é justamente neste momento que o impacto do amor de Jesus lhe coloca frente a ele para assumir o compromisso com o Senhor e alcançar o perdão e a vida Eterna em Cristo jesus.
OS SINAIS DA VOLTA DO SALVADOR JESUS
Mateus 24:1-14
INTRODUÇÃO
A humanidade vive hoje dias de perplexidade Os acontecimentos ocorrem numa velocidade tão grande que não temos nem tempo para pensar neles. Todas as pessoas sentem que alguma coisa tremenda está para acontecer repentinamente. Muitos se perguntam: quando será isso? Para onde estamos caminhando? Será que o fim do mundo realmente é um fato?
A Bíblia tem resposta para todas as indagações e anseios do coração do homem. Apesar dos ataques filosóficos contra ela, através dos séculos, as profecias estão se cumprindo uma após outra. Jesus disse em
Mt.24:8 “Mas todas estas coisas são o principio de dores”.
Os sinais, falsos cristos e falsos profetas - Estamos vivendo a era da proliferação das religiões, credos e seitas, cada uma delas com o seu “salvador” particular, prometendo o “paraíso e o céu” aos seus seguidores. O homem nesta hora se acha sedento de conhecer o seu futuro, e isso contribui para o surgimento de falsos profetas, que se apresentam como capazes de predizer o futuro através dos astros, das cartas, da leitura das mãos e outros métodos, iludindo e enganando as pessoas, por causa da sua ignorância e falta de conhecimento da Verdade. O apóstolo Paulo nos advertiu (I Timóteo 4: 1). Que nos ultimos tempos muitos apostarão da fé, dando ouvidos a espiritos enganadores e doutrinas de demonios.
Guerras e Rumores de Guerras - A crise internacional tem se agravado a cada dia, e a falta de entendimento entre as nações têm sido a causa de tantas guerras e ameaças de guerras,hoje, verdadeiras guerras urbanas dentro das grandes cidades do mundo, com o número de mortos muitas vezes superior ao de muitas guerras. A insegurança, a violência, o trânsito caótico das grandes metrópoles, são uma verdadeira guerra. Há ainda outro tipo de guerra em andamento; a guerra interior no coração do homem, caracterizada pela falta de paz e segurança, nos como servos de Deus não podemos nos assustar com o que esta acontecendo. Porque o Apostolo João no capitulo 14:1 quando Jesus “ Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede tambem em mim” muitos evangelicos estão atemorizados com os acontecimentos e noticias de grandes catastrofes .Precisam estar e preparado com a volta do nosso Senhor, vindo até as nuvens para buscar a sua Igreja.
Fomes - Apesar do desenvolvimento científico e tecnológico, a produção de alimentos não têm acompanhado o crescimento demográfico em várias partes do mundo, principalmente na África e partes da Ásia. Isso tem causado o aumento da fome nesses continentes e em vários países do mundo.Terremotos tsunames sem falar nas inundações,
Pestes - O número de doenças e diversos tipos de patologias têm aumentado nos últimos anos. Depois da Revolução Industrial, após a I Guerra Mundial, o manuseio de substâncias tóxicas e o seu lançamento nos rios e na atmosfera, têm provocado o surgimento de doenças infecto contagiosas que têm se alastrado por todo o mundo, ceifando milhões de vidas.
Ódio, Traição e Violência - As injustiças sociais, o materialismo, as diferenças de classes, a competição desumana, a má distribuição das riquezas, provocadas pelo egoísmo entre os homens, têm gerado todo tipo de violência e revolta, levando as pessoas ao desespero. O homem parece ser manipulado por uma força que o está conduzindo à auto-destruição nestes últimos dias. A vida humana parece que perdeu o seu valor, de modo que as pessoas se matam sem hesitação. O que se vê hoje em dia, é que os meios de comunicação banalizaram a violência de tal maneira, que a sua programação e reportagens sensacionalistas ,estão contribuindo para o seu crescente aumento - Habacuque 1:4.” As leis estão frouxas a demora nas sentença, o malfeitor ele cerca o justo”. Os cidadões de bem estão presos em seus lares encarcerados entre grades.
Multiplicação da Iniquidade e Esfriamento do Amor - O Senhor Jesus comparou esses dias com os dias de Noé e com os dias de Sodoma e Gomorra. A iniquidade está se multiplicando. Nunca se viu tanto pecado, tanta imoralidade e tanta libertinagem como nos dias atuais. A malícia e a maldade têm alcançado níveis insuportáveis, causando o esfriamento do amor e a desconfiança entre as pessoas, levando-as a se fecharem e a se tornarem cada vez mais egoístas. Estamos vivendo dias terríveis, onde os governos já oficializaram o fim da familia constituida como Deus determinou.Todas essas coisas indicam que o mundo já está pronto para o juizo de Deus.
II Timóteo 3: 1-2 “ Nos ultimos dias sobrevirão tempos trabalhosos,homens soberbos presunçosos avarentos amantes de si mesmo blasfemos, e pais e mães profanos sem afetos pelos proprios filhos, e filhos sem afetos pelos pais. A biblia atravez da vida do apostolo Paulo já definia o carater do homem neste tempo. O tempo de nos como Igreja do Deus vivo, estarmos atento e vigiar em oração por não sabemos a hora mas os sinais estão se cumprindo e o momento de que a vinda de Jesus esta proxima.Não vamos nos angustiar, como muitos que temos visto , mas sim nos alegrar porque , João: 14:3 “E,se eu for,e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós tambem”.
Apc.22:20 “AMEM. ORA VEM SENHOR JESUS”
Atitudes de Moises tomadas por fé
Hebreus 11:24-27
- Fe e uma palavra que significa “confiança, crer”, e um sentimento total de entrega mesmo que os fatos ou circunstancias diga ao contrario. Ela implica em uma atitude contraria a duvida.
V24: Pela fé Moisés sendo já grande, RECUSOU ser chamado filho da filha de Faraó.
Recusar, quando fazemos isto estamos comparando quais valores são importantes para nossas vidas, não olhou com a ótica humana, mas sim com a visão da fé, naquele momento se pensar bem, seria para Moises melhor continuar como filho da filha de Faraó porque os benefícios eram muitos, ou pela fé buscar o plano de Deus para sua vida.
V25: ESCOLHENDO antes ser maltratado com o povo de Deus do que por um pouco de tempo ter o gozo do pecado.
- A escolha é algo que motiva a vida. É um ato consciente e nela mostramos aquilo que realmente queremos ser, e esta decisão ela vem da fé porque naquele momento nada diria para ele deixar os prazeres da sua vida para buscar aquilo que não se via, mas no seu coração ele cria, mesmo diante de lutas e aflições que a sua decisão traria. Mas sabia que a sua decisão não era uma coisa passageira, mas eterna.
V26 Tendo por maiores riquezas o vitupério de Cristo do que tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa.
- “O vitupério de Cristo” – A Palavra vitupério significa vergonha. Foi aquilo que o Senhor Jesus enfrentou para que a vergonha do nosso pecado pudesse ser coberta. Isso fala da sua morte por amor a todos nós. Quando preferimos morrer com Cristo, não passaremos pela vergonha eterna do pecado, mas tomamos posse do gozo da salvação e das riquezas da recompensa que vem do Senhor. (Paulo exclamou: “Se morrermos com Ele, com Ele viveremos”).
V27 Pela fé DEIXOU o Egito, NÃO TEMENDO a ira do rei; porque FICOU FIRME, como vendo o invisível.
- Deixar significou para Moisés um ato visível de sua recusa, mas permanecer lá significava para ele a morte, pois Faraó queria matá-lo. Há uma sentença de morte no mundo para aqueles não deixar as coisas do mundo, certamente morrerá, não estamos falando de uma morte física, mas e pior do que isso, a morte eterna.
- Não temeu Moises convicto na sua decisão porque confiou na sua escolha tinha a certeza do seu ato ficou firme olhando para o invisível a promessa de Deus.
- A recusa de Moisés e aquilo que ele deixou, foi algo visível. Porém como recompensa do Senhor, lhe foi dado o privilégio que homem algum jamais teve em toda a história da humanidade: Ver a Deus face a face, falar com Ele boca a boca e ver a Glória do Senhor passar à sua frente. Moisés viu o invisível. “Ficou firme, como vendo o invisível”.
- Recusou o material, o, visível e o passageiro, mas em compensação pode ver o espiritual, o invisível e o eterno.
- Sua resposta à ameaça de Faraó foi: “Bem disseste, eu nunca mais verei o teu rosto”.
- Esta é também a resposta que o Senhor quer que seus servos fiéis dêem a este mundo, pois isto os fará permanecer firmes até o fim, quando o Senhor Jesus voltar: “Aquilo que o olho não viu o ouvido não ouviu e não subiu ao coração do homem, é o que o Senhor tem preparado para aqueles que o amam”.
A CURA DA ALMA
II REIS 5: 1
Introdução:
Chefe do Exército da Síria, valoroso, respeitado, porém leproso. Um homem diante de todos vitorioso aclamado exemplo para muitos que o viam, pela sua autoridade respeitado pelos seus feitos e vitorias um grande comandante.
Mas a bíblia relata que era leproso, podemos imaginar que quando aquele chefe do exercito chegava à sua casa na intimidade do seu lar quando retirava as armaduras que cobriam a sua lepra e olhava a sua condição, a alma daquele homem era levada a uma tristeza profunda. Quantos hoje estão vivendo da mesma maneira por fora estão vivendo uma vida de aparência cheio de orgulho praticam atos que pelos olhos dos outros são corajosos são tidos como exemplos, mas carregam uma falsa aparência de forte, mas quando estão só vem a sua real condição humana frágil falhos temerosos.
Aquele segredo somente era visto pelos seus familiares pela sua esposa, podemos dizer que ela via a realidade de seu marido quando entreva na sua casa com aparência de poder dentro de sua armadura, mas quando tirava as veste a visão era outra a qual trazia tristeza ao coração da sua mulher. Quantos lares estão assim nos dias de hoje, maridos e esposas que diante da sociedade são pessoas bem sucedidas e quando chegam em casa tiram as armaduras e revelam o que são realmente doentes fracos e perdidos muitas vezes violentos sem amor com as esposas e filhos sem sensibilidade de compreender os seus familiares estão leprosos.
Ver. 2 Uma menina ficou a serviço da mulher de Naamã e disse à sua senhora que se seu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria, ele ficaria curado da lepra.
Naamã tinha mentalidade de homem soberano, como poderia ouvir um conselho de uma criança, mesmo na sua situação era vaidoso, Por isso é difícil o homem crer que o Senhor, Deus Verdadeiro, para realizar a sua obra, que usa o menor quanto o maior, usa o simples para confundir o “sábio”. Hoje estão homens e mulheres com a mesma mentalidade buscam a solução dos seus problemas nas coisas passageiras em vícios, prazeres materiais em ter poder praticam atos de selvageria para manter suas posições de valentes, mas quando estão só na intimidade estão leprosos doentes e fracos e necessitados de um socorro de Deus.
Ver. 5 Mandou recado ao Rei de Israel enviou prata e ouro, aceitou o conselho da menina através da sua esposa, mas achou que resolveria o seu estado com dinheiro com seu poderio financeiro. Muitos estão achando que alcançar a benção de Deus para sua vida e com o dinheiro e comprando, para alcançar o milagre, a cura da lepra que nos dias de hoje esta matando o homem e esta se destruindo interiormente, a cura da alma ela não se compra, mas adquire através daquele que foi a cruz do calvário morreu e ressuscitou, e o remédio para os males da sua alma se chama “JESUS CRISTO O FILHO DO DEUS VIVO”
Ver. 11 Naamã muito se indignou, porque achou que teria privilégios com o profeta Eliseu que seria recebido com toda pompa. Muitos nos dias de hoje acham que tem privilégios diante de Deus acham que são mais importantes dizem somos especiais, colaboram com valores financeiros estão acostumados serem bajulados por lideres por serem ricos tem regalias andam no meio do povo somente com a aparência, mas o nosso Deus não olha pela aparência, mas sim o coração.
Ver. 14 Desceu aquele chefe do exercito da Síria no Jordão sete vezes, e saiu curado, hoje podemos entender que a cura deste mau que assola o homem, somente alcançaremos a cura através do entendimento que Naamã teve ao entrar e mergulhar no rio Jordão as sete vezes.
Os 7 mergulhos
1ª Deus e o Senhor de todas as coisas.
2ª A Benção não se compra, somente e se humilhar e confessar que JESUS CRISTO E O SENHOR.
3ª Deus não depende de homens para agir o seu poder e ilimitavel.
4ª Deus não faz conforme a vontade nossa, mas sim conforme a sua soberana vontade e graça.
5ª Para Deus não a homens importantes, ele não faz acepção de pessoas.
6ª Deus realiza o milagre no seu tempo, porque a hora o momento e dele.
7ª O milagre a cura não e privilegio de homem nenhum, só acontece através do poder do “NOME DE JESUS”.
Ver. 15 Voltou ao profeta Eliseu e entendeu que somente a um só Deus criador de todas as coisas e o seu poder esta acima de tudo, e o nome do seu filho JESUS CRISTO e sobre todo o nome, o qual somente ele e digno de toda honra e adoração.
Filipenses ; 2: 9-11
Verso. 9 Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que esta acima de todo nome;
Verso. 10 Para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra,
Verso 11 E toda língua confesse que Jesus Cristo e Senhor, para gloria de Deus Pai.